Sunday, August 10, 2008

WORK!!!

Caraca…. Tanto tempo sem escrever… tanta coisa para contar que não sei o que escolher...

Bom, já tenho 2 meses e meio aqui e praticamente me adaptei à cultura e à rotina. O trabalho, agora que comecei a entender, tem se tornado mais fácil e ao mesmo tempo mais desafiador. O que é muito bom. A empresa acaba de formalizar uma joint venture (+26 plantas) c/ 1 ex parceiro que além das muitas oportunidades tem dado muita dor de cabeça.

Passo, no mínimo, 10 horas por dia na empresa – meu máximo foram 17:30 horas – e por isso não tem como não falar dele!! Trabalho na área de intercompanias – como analista internacional – prestando, no meu caso, assistência para plantas dos EUA e seus respectivos parceiros nacionais e internacionais. Meu trabalho se caracteriza, basicamente, em intermediar a relação entre as plantas, certificando que as declarações financeiras correspondam a um mesmo valor dos dois lados. Só que isso quase nunca acontece e o que nos coloca para correr são as tentativas de descobrir de onde saíram alguns milhões, e porque eles ainda não foram reportados, ou como em um caso que acabou de acontecer, mediar a negociação de dividas e/ou cobranças não reconhecidas ou não honradas pelas plantas ou fabricas.

Mas onde eu trabalho?? Trabalho na Johnson Controls. Não, não é da Johnson & Johnson! A JCI, apesar de quase ninguém conhecer - por não ser uma marca - está presente na nossa vida diária. Por ex: eu trabalho para o setor automotivo, lido todos os dias com empresas como Honda, Land Rover, Jeep, Ford, Volks, Mitsubishi, Subaru, ... quase todos os carros do mundo possuem algumas partes ou pecas da empresa, de estofamento à área de inteligência do carro, quase tudo! E no mundo inteiro! É bem bacana a oportunidade de ter acesso a esses tipos de transações e negociações. Mas ainda tem o ramo de Power Solution e Building Efficiency, que também são enormes, o Brasil possui os 3 ramos de atividade.

Apesar da dimensão da corporação e do seu impacto mundial, ainda tem uma coisa que me encuca... ainda não entendi porque o mundo corporativo não se adaptou totalmente aos documentos eletrônicos! Trabalho em uma das 100 maiores corporações do planeta e eles ainda usam, e muito, papel!! Auditorias internas, da PWC... todas sobre os papéis!! Pequenos passos já vem sendo dados como lixões de papéis recicláveis ao lado das copiadoras e canecas para todos os empregados, para evitar a utilização de copos descartáveis, porem no bandejão da empresa comemos com talheres descartáveis todos os dias. Vai entender. Alguém uma vez me disse que tem a ver com segurança. Pq é muito stress todo dia... vai que alguém surta, pode??? Vai saber... é possível.. qdo comecei a sonhar c o Excel decidi comecar a malhar! UAhuah

No time de intercompanias somos hoje 23 pessoas (4 trainees da AIESEC: Brasil, Venezuela, Colômbia e Holanda). Eu passo muito mais tempo com esse pessoal do que jamais passei com alguém.

Apesar das infinitas horas semanais que passamos juntos, não contentes eles ainda organizam festas p passar + tempo junto!! Hahahahha!! Já foram carne assada, discada, margaritas... MUITO bacana!! Meu chefe é fantástico!! Cada dia aprendo mais e mais com ele, o ideal de líder que eu tinha foi totalmente remodelado depois de conhecer o Rafa, aberto, despojado e super acessível ele não só cede a casa para as festas, como também o seu tempo!! Com os trainees do departamento ele fez questão de depois de todos os treinamentos que passamos – com membros do time, surpevisores, ele próprio já deu 2 horas de treinamento e agendou mais até que sanemos nossas dúvidas sobre o processo. Semana passada eu cheguei para ele com uma proposta de um projeto para solucionar uma coisa banal e a reação dele foi de me agradecer!!

Ainda se colocou inteiramente à disposição para ouvir e contribuir. FANTASTICO!
Outra coisa bacana são os zilhões de cursos online que a empresa oferece, na verdade cada empregado tem uma meta de no mínimo 7 cursos online por quarter, cursos esses que podem ser feitos durante o experiente. Eles variam de 15 minutos a 2 horas e meia e abordam todos os temas possíveis dentro de uma organização.

Os trainees da AIESEC na empresa hoje são: 2 brasileiros, 3 colombianos, 1 venezuelano, 2 chilenos, 2 poloneses, 1 costa-riquenho, 1 portuguesa e 1 holandês; na cidade ainda tem 1 tailandês e 1 uruguaio que estão em outras empresas.

No feriado de 4 de Julho, fomos para Houston visitar o Edwin e a família e ainda celebrar o aniversário do Richie, the Flexican (the number one Mexican), mas a NASA merece um post separado!!Vou mas volto, prometo dar notícias!!!